Um conhecido e tradicional berço da cultura e reduto boêmio da capital, o bairro Santa Bárbara, há décadas acolhe artistas, poetas, músicos e sambistas. São inúmeros os projetos culturais criados e abrigados ali ao longo de sua história, mais precisamente no Bar do Calixto.
Inaugurado como mercearia na década de 70, por Seu Francisco Joaquim Calixto, com o apoio de sua inseparável companheira, Rosália. Dona Rosa como era conhecida, era uma figura muito querida, o que contribuiu para que o local passasse a acolher festas e encontros, algo que se tornou comum.
“Preocupado em preservar, dar legitimidade e exaltar esse movimento tão importante para a cidade, prôpus a criação de uma Lei que de fato pudesse reconhecer essa roda de samba por onde passam grandes artistas há várias gerações, como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade de Porto Velho”, relata Palitot.
PROJETO
De acordo com o Professor Aleks Palitot, seu gabinete foi procurado por integrante da Roda de Samba do Bar do Calixto. Durante a reunião eles relataram que mediante uma ação de denúncia em relação a poluição sonora e ao comportamento de alguns partícipes, não da roda de samba, mas de observadores, munícipes que sempre prestigiam a musicalidade do local, foi gerada uma denúncia.
O fato era que o volume do som e as pessoas estava incomodando terceiros na região, segundo a polícia. Após ter ouvido todas as partes e os envolvidos, conhecendo a história do tradicional ponto de encontro, o vereador apresentou o projeto, acolhido por seus pares através da aprovação do Projeto.
“Somos muito agradecidos ao vereador e sua equipe que nos recebeu e fez justiça a este patrimônio cultural, a Roda de Samba. Um reconhecimento digno e válido e agora temos a certeza que o Aleks é um dos que brigam pela cultura em nossa cidade”, agradece Claudinho Souza.
“Gratidão ao vereador Professor Aleks Palitot e a todos os vereadores que votaram no projeto. Agradeço à equipe de Gabinete do vereador que nos receberam com carinho e dedicação. Quem agradece é o samba, hoje o Bar do Calixto segue para ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Porto Velho. Só temos a agradecer”, afirma Dona Leia, do Bar do Calixto.
Fonte: Rondoniaovivo
0 Comentários