Encontro internacional sobre corredor interoceânico será discutido na Alero

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Encontro internacional sobre corredor interoceânico será discutido na Alero

Evento será na segunda-feira, às 10h, no Plenário da Casa de Leis

Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) sediará na próxima segunda-feira (10), às 10h, o encontro da Agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico da Amazônia Ocidental no Plenário "Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos". O anúncio foi feito nesta quarta-feira (5) pelo presidente da Casa de Leis, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota).

O objetivo do evento é de discutir soluções sobre a viabilidade da estrada que ligará o Brasil com os portos no Peru por meio do Oceano Pacífico. Além de Marcelo Cruz, o evento contará com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Luiz Gonzaga (PSDB), do secretário Nicolau Júnior (Progressistas), parlamentares da região, empresários brasileiros e peruanos além de representantes dos governos do Acre, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia e Peru.

Firmado em 2000, o acordo faz parte do pacto firmado entre doze países da América do Sul por meio da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (Iirsa). A rodovia interoceânica sul vai interligar os estados do Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia ao Peru, por meio da costa do Oceano Pacífico, a qual vem sendo discutida e tem ganhado força em função do interesse político e das classes empresariais brasileira, chinesa e peruana, que veem na ligação uma oportunidade de ampliar os negócios entre os dois países.

“Hoje a logística é um entrave na nossa região. Uma carga despachada por caminhão em São Paulo (SP) percorre quase 4 mil km para chegar a Assis Brasil (AC) e mais de 1,5 mil km até o porto de San Juan de Marcona (PER). É o momento de se discutir e buscar soluções para nossa região, pois essa via vai encurtar as distâncias para termos uma saída mais rápida para as exportações brasileiras alcançarem os países banhados pelo Oceano Pacífico”, frisou o deputado estadual.

Para Marcelo Cruz, a nova rodada de discussão vai tratar do futuro dos estados que são cortados pela BR 364 com temas voltados para o desenvolvimento e a economia regional. “É uma oportunidade de estimular a integração com os países vizinhos além de facilitar a exportação de produtos agropecuários e incentivar investimentos na nossa região, encurtando as distâncias e potencializando nosso mercado para novas conexões”, destacou o parlamentar.

De acordo com o deputado estadual, Rondônia encontra-se numa posição geográfica favorável, contribuindo para ser um importante elo na América do Sul. “Nosso estado tem demonstrado importantes números no agronegócio, tem crescido acima do padrão nacional e somos um corredor que interliga os estados da região Norte com o restante do país e com os países andinos.

A via é uma iniciativa que surge para promover o nosso desenvolvimento local assim como de toda região Norte, por meio de novos investimentos além da geração de empregos e renda para a população de todos os estados envolvidos. Temos o objetivo de unirmos para transformar essas discussões em realidade”, acrescentou Marcelo Cruz.



Texto: Alexandre Almeida I Secom Alero

Postar um comentário

0 Comentários