Cláudia de Jesus enalteceu a importância das pessoas envolvidas na defesa das mulheres
Porto Velho, RO - A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou uma sessão solene na tarde da última segunda-feira (27), para prestar homenagem à Rede Lilás, um grupo comprometido com o combate à violência doméstica contra mulheres. A iniciativa, proposta pela deputada Cláudia de Jesus (PT), reconheceu o compromisso da Rede na proteção das mulheres.
Cláudia de Jesus fez questão de enaltecer a Rede Lilás, ressaltando a importância fundamental das pessoas comprometidas com a defesa das mulheres. “A Rede Lilás representa um farol de esperança para as vítimas de violência doméstica, enfatizando que nenhuma mulher deve se sentir sozinha nessa situação. O compromisso dessas pessoas que fazem parte da Rede Lilás é notável e fundamental para a defesa das mulheres”, disse.
A deputada Cláudia de Jesus destacou a importância da união de parlamentares e da sociedade em geral para fortalecer a causa. Ela lembrou também da iniciativa do governo federal de instalar a Casa da Mulher Brasileira em Porto Velho e expressou o desejo de também contar com uma unidade em Ji-Paraná.
Durante a sessão, foram enfatizados os desafios enfrentados na luta contra a violência de gênero, bem como a necessidade de apoio e políticas públicas eficazes para combater todos os tipos de violência contra o sexo feminino e inspirar mudanças no futuro.
O evento também foi marcado por discursos emotivos e denúncias de desafios enfrentados na luta contra a violência. O promotor de Justiça Julian Farago ressaltou a necessidade de maior proteção às vítimas e afirmou que o estado de Rondônia ainda está aquém do ideal quando se trata de políticas de combate à violência contra a mulher.
Durante o evento, foram reveladas preocupações com o orçamento estadual reduzido, em um momento em que os números de violência contra a mulher são alarmantes. Conselheiros estaduais de Direitos da Criança e Adolescente destacaram que a luta é por um aumento no orçamento público para o conselho e enfatizaram a importância da criação da superintendência ou secretaria estadual dedicada exclusivamente às mulheres, desvinculado da Assistência Social, que já enfrenta desafios consideráveis no estado.
Rede Lilás
A Rede Lilás, que deu origem a esse evento de reconhecimento, foi criada em 2010, com o objetivo de unir instituições, órgãos, agentes e pessoas que trabalham de forma integrada e cooperativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, visando sua proteção e atendimento. Essa rede tem como missão estruturar e fortalecer ações que promovam a paz nos lares e os direitos das mulheres em Rondônia.
Homenageados
Associação Filhas do Boto Nunca Mais
Coletivo Pró-Mulher Porto Velho
Coletivo Multivozes
Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (Conedca)
Grupo Comunidade Cidadão Livre (Comcil)
Grupo de Intervenção Banzeiro da Amazônia
Grupo Um Grito pela Vida
Levante Feminista contra o Feminicídio
Levante Popular de Juventude
Movimento dos Atingidos por Barragens
Projeto Quebrando o Silêncio
Rotary Club de Porto Velho Madeira Mamoré
Sebrae Delas – Coordenadora Estadual de Empreendedorismo Feminino
Agência de Vigilância em Saúde
Centro de Referência Especializado da Assistência Social no Atendimento às Mulheres - CREAS Mulher Porto Velho
Coletivo de Mulheres Filhas do Boto Nunca Mais
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher
Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher
Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher - DEAM
Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher
Maternidade Municipal Mãe Esperança
Ministério Público do Estado de Rondônia - MPE
Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Mulher
Fonte: ALE/RO
0 Comentários