Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Cônsul geral do Japão visita Skate Park e demonstra interesse em firmar nova parceria com a Prefeitura de Porto Velho

Sema apresentará novos projetos visando novas melhorias para o local

Porto Velho, RO - O cônsul geral do Japão em Manaus (AM), Masahiro Ogino visitou o Parque Jardim das Mangueiras, mais conhecido como Skate Park, na tarde de sexta-feira (15). O espaço trata-se de uma unidade de conservação que, no ano de 2.000, teve a praça construída através do Consulado Japonês, com recursos do país asiático.

Acompanhado de assessores técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e de moradores do bairro, Masahiro Ogino fez questão de caminhar pelo parque para conhecer toda a estrutura (melhorias) e ver de perto as primeiras árvores plantadas no local. Ele fez muitas perguntas e demonstrou interesse em firmar nova parceria com o Município para o envio de mais recursos a serem aplicados no local.

A Sema apresentará ao cônsul um projeto para atender às novas necessidades do parque, como a implantação de uma academia de ginástica, área de convívio e a construção de uma fonte no local onde existe uma nascente, na parte central do espaço, para embelezar mais ainda o parque e ajudar na preservação.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Masahiro Ogino informou que foram investidos U$ 2,8 mil (dólares americanos), que à época correspondiam em reais a R$ 55 mil, por meio de um programa de assistência a projetos comunitários do governo japonês. O intuito é promover a saúde, educação e água potável para os brasileiros que moram na região do parque, através da iniciativa da associação de moradores, que pretendiam transformar o local em um espaço de lazer.


O cônsul observou as melhorias feitas no parque durante os últimos anos

Como os recursos enviados são oriundos dos impostos pagos pelos japoneses, o cônsul afirmou que ele precisa acompanhar e prestar contas ao seu país, por isso fez questão de visitar e conhecer de perto o espaço.

“A associação do bairro já não existe, mas a Prefeitura assumiu a responsabilidade de cuidar e está melhorando muito o espaço, sendo frequentado por muitas pessoas. E as primeiras árvores que plantamos já estão muito grandes. Portanto, estou muito contente e quero informar a conjuntura atual a Tóquio”, declarou o cônsul.

MORADORA

A professora Luciana de Souza Xavier, moradora do bairro desde 1986, disse que o projeto da associação tinha como objetivo acabar com um lixão e o matagal que existia, transformando a área em um espaço de lazer para a comunidade, especialmente as crianças, que por falta de opção brincavam na rua.

“A gente participou do projeto de limpeza (havia muito lixo no local) e plantamos as primeiras árvores. Quando vejo isso aqui, a gente fica muito feliz porque aquele sonho lá atrás se tornou realidade, e hoje, todos podem aproveitar, inclusive os nossos filhos”, comentou.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários