Porto Velho, RO - Após o presidente Lula se reunir nesta quarta-feira (10) com representantes do setor elétrico, do Ministério de Minas e Energia e da Casa Civil para discutir a urgente necessidade na redução das tarifas, foi estabelecido no local a projeção de um novo e urgente programa energético.
O governo já sinaliza alterações neste contexto. Uma medida provisória promete reduzir a conta de luz dos brasileiros entre 3,5% e 5% ainda em 2024.
A redução conta com o adiantamento de parcelas pagas pela Eletrobras no prazo de 25 anos, obrigação firmada no processo de privatização da empresa. O governo conta com R$ 26 bilhões da companhia para redução das tarifas.
De acordo com G1, o ministro de Minas Energia, Alexandre Silveira, destacou usar os recursos dos leilões de petróleo da estatal Pré-sal, colocar parte das despesas cobertas pelos reajustes nas tarifas no Orçamento da União, retirando esses gastos do limite estabelecido pelo arcabouço fiscal e equalizar custos entre o mercado livre de energia e o mercado regulado.
0 Comentários