Cerimônia marca encerramento da Operação Sentinelas Avançadas II do Projeto Rondon no estado

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Cerimônia marca encerramento da Operação Sentinelas Avançadas II do Projeto Rondon no estado

Os rondonistas estiveram em missão em 12 municípios do estado durante duas semanas

Porto Velho, RO - A participação de estudantes universitários na promoção da cidadania e de ações sustentáveis marcou mais uma edição do Projeto Rondon, realizado em 12 municípios do estado de Rondônia. A ação do governo federal, em parceria com o governo de Rondônia e prefeituras, encerrou oficialmente suas atividades nesta sexta-feira (26), em Porto Velho, durante cerimônia com a presença de mais de 250 “rondonistas” de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) do país.

Na cerimônia, os estudantes universitários e professores que compõem a equipe puderam ser agraciados com um certificado de participação no evento. Da mesma forma, 26 militares do Exército Brasileiro, que estiveram com as equipes disponibilizando orientações, também foram contemplados com o reconhecimento. Os mesmos são chamados de “anjos”, em referência à atitude de apoio e proteção que deram durante toda a missão.

Desde 12 de julho, os rondonistas partiram em missão para a Operação “Sentinelas Avançadas II”, de caráter voluntário, contribuindo para serviços de inclusão social através das competências universitárias de cada participante. Os estados que estiveram nesta edição foram: São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Sergipe, Mato Grosso, Bahia e Goiás.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o projeto foi importante para fortalecer a integração nacional a partir do processo formativo de cada integrante. “Nosso estado teve a satisfação de recebê-los, pois puderam levar conhecimentos em diferentes áreas às comunidades que mais necessitam. A oportunidade de conhecer a realidade de Rondônia também é notável, pois ganharam experiências especiais com as pessoas com quem conviveram”, ressaltou.

SENTINELAS AVANÇADAS II

Instituições de Ensino Superior (IES) de nove estados brasileiros participaram do projeto

Ao longo de duas semanas, os rondonistas foram divididos em equipes formadas por 10 integrantes, oito estudantes e dois professores, nos municípios onde aconteceram as oficinas. As áreas atendidas à população foram: Saúde, Educação, Cultura, Meio Ambiente, Direitos Humanos, Justiça, Comunicação, Tecnologia, Produção e Trabalho.

Os doze municípios que foram assistidos nesta edição são: Alto Paraíso, Cacaulândia, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Nova União, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

Representando o Ministério de Estado da Defesa, o general do Departamento de Projetos Sociais, William Georges Felippe Abrahão, destacou a satisfação por realizar mais esta edição do projeto no estado. “Conhecer a realidade das cidades brasileiras para além dos muros das instituições de ensino superior é eficaz para o processo de ensino, e esse tem sido o propósito do Projeto Rondon a cada ano. Vale destacar que a parceria do Ministério com outros órgãos foi o ponto principal para que essa iniciativa fosse bem-sucedida”, declarou.

SOBRE O PROJETO

Governo de Rondônia, municípios, Forças Armadas e organizações militares apoiaram a realização do evento

O Projeto Rondon é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, destinada a contribuir para o desenvolvimento da cidadania nos estudantes, visando o fortalecimento da soberania nacional. A execução das ações em Rondônia conta com a parceria dos municípios e do governo do estado, por meio de um conjunto de ações das secretarias, coordenadas pela Casa Militar.

As Forças Armadas, nesta oportunidade representadas pelo Comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5°BEC) e organizações militares do Exército Brasileiro, também apoiaram na logística da operação.

Somente no estado, o Projeto Rondon realizou cinco operações: “Amazônia” em 2006; “Mamoré”, em 2010; “Rondônia Cinquentenário”, em 2017, “Teixeirão”, em 2018 e “Sentinelas Avançadas”, em 2023. O nome do projeto, proposto pelos pioneiros rondonistas, homenageia o Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), soldado e engenheiro, reconhecido pelo pioneirismo e pelo apoio vitalício às populações indígenas brasileiras.

De 2005 até o momento, a iniciativa realizou 93 operações, que levaram ações transformadoras a um total de 1.368 municípios, estando presente em quase todas as Unidades da Federação (UF). Além disso, o projeto formou 26.135 rondonistas e capacitou mais de 2 milhões de multiplicadores de conhecimentos, entre produtores, agentes públicos, educadores e lideranças locais.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS ACESSANDO O LINK:

https://rondonia.ro.gov.br/cerimonia-de-encerramento-da-operacao-sentinelas-avancadas-ii-do-projeto-rondon-nesta-sexta-feira-26/

Postar um comentário

0 Comentários