Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

Turismo de Rondônia ganha profissionais qualificados com expansão do ensino profissionalizante

Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais é uma das opções de quem busca atuar no setor turístico

Porto Velho, RO - O turismo é um dos segmentos econômicos de Rondônia que está colhendo bons frutos com a expansão do ensino profissionalizante no estado. Cursos nessa área, ofertados pelo governo do estado com ações do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), estão motivando alunos a seguirem carreira em profissões desse nicho de mercado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra no turismo fortalece as ações que a gestão estadual vem desenvolvendo com foco no setor. “O governo de Rondônia divulga as potencialidades do estado com o objetivo de atrair visitantes. É fundamental ter profissionais qualificados para receber os turistas”, salientou.

TRANSIÇÃO DE CARREIRA

A professora Ivone Nascimento Ferreira, que mora no Bairro Nova Floresta, em Porto velho, trocou a sala de aula pela atividade turística depois que fez os cursos Técnico em Eventos e Técnico em Guia de Turismo.

“Estou fazendo atualmente o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais e Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem. Tenho planos de unir meu conhecimento em pedagogia e turismo para expandir a minha atuação”, destacou a estudante, que abriu uma empresa de animação infantil e faz guiamento de grupo de turistas.

Na sala da estudante, há outros alunos que passaram pelo Idep e estão de volta à instituição de ensino para atualizar o currículo. Samuel Machado, que mora no Bairro Aeroclube, na Capital, fez o Curso Técnico em Guia de Turismo e justifica porque continua os estudos. “O condutor de turismo complementa o trabalho do guia de turismo, então se tenho as duas capacitações vou realizar um trabalho completo”, ressaltou.

BIOECONOMIA

O estudante Flaw Naje que mora no Bairro Teixeirão, em Porto Velho, é da mesma turma e, assim como os demais, prossegue a rotina escolar no Idep para ampliar as chances de conquistar novas oportunidades na indústria do turismo. “Fiz o Curso Técnico em Eventos e quem trabalha nessa área está sempre em contato com o público, inclusive turistas. Por isso, resolvi fazer o Curso Condutor de Turismo em Espaços Culturais Locais.”

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, o Instituto está ampliando a qualificação da mão de obra para ocupações voltadas à bioeconomia, que garante a geração de riquezas e preserva os recursos naturais. “O ecoturismo se enquadra nesse contexto que cada vez mais se fortalece com os avanços da economia verde”, ressaltou, enfatizando que esses cursos na área de turismo são realizados com recursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

INSCRIÇÕES ABERTAS

A instituição de ensino está com inscrições abertas para cursos em outras áreas, e os interessados podem se inscrever no link: https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/cursos-presenciais-porto-velho-ro-inscricoes-ate-17-10/

Postar um comentário

0 Comentários