UTILIDADE PÚBLICA - Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list

UTILIDADE PÚBLICA - Em Porto Velho, atendimento via telemedicina facilita acesso da população aos serviços especializados; saiba como ser atendido

Desde o início da execução do serviço, em 2022, quase 5 mil atendimentos foram realizados

Porto Velho, RO - Pacientes residentes em Porto Velho que necessitam de atendimento médico com especialistas, podem ser atendidos através do programa Telemedicina, executado pela Prefeitura de Porto Velho em parceria com o Hospital Albert Einstein. O projeto é oferecido para toda a população.

O programa, do Ministério da Saúde, é executado e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) desde 2022. A iniciativa já realizou aproximadamente 5 mil atendimentos desde a implantação.

Como funciona o atendimento?

Para ter acesso ao serviço de Telemedicina, o paciente deve dar entrada na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, onde será avaliado pelo médico clínico geral. Se necessário, este profissional irá encaminhar o usuário para uma das especialidades oferecidas pelo programa.

Através da Telemedicina, os pacientes podem ser atendidos com as seguintes especialidades:

Cardiologia
Endocrinologia adulto
Endocrinologia pediátrica
Gastroenterologia pediátrica
Infectologia adulto
Neurologia adulto
Neuropediatria
Pediatria
Pneumologia adulto
Psiquiatria
Reumatologia

Todos esses serviços são oferecidos de forma gratuita para a população. O atendimento é realizado por um médico especialista do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, através de videoconferência, contando, também, com a presença de um médico clínico geral responsável por sanar possíveis dúvidas e prescrever as medicações recomendadas pelo especialista.

Helison Ribeiro, diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle (Drac), explica que “o serviço funciona de forma completa e efetiva. As consultas duram em média 30 minutos, onde o médico especialista passa toda a orientação necessária ao paciente. Nesses mais de dois anos de implantação, os resultados mostram que o projeto é bom e fundamental para a saúde pública”.

Através da Telemedicina, o paciente que aguardava atendimento na fila do Governo do Estado, passou a ter uma outra opção para ser atendido com o especialista. A iniciativa trouxe melhorias, principalmente, para o usuário.

Em Porto Velho, 8 unidades realizam os serviços de Telemedicina, sendo 4 na zona urbana e 4 na zona rural:

Centro de Especialidades Médicas (CEM)
USF Areal da Floresta
USF Maurício Bustani
USF José Adelino
USF de Extrema (distrito)
USF de Jaci-Paraná (distrito)
USF União Bandeirantes (distrito)
USF Maria N da Silva (distrito de Nazaré)

Além disso, o município foi contemplado com três novos pontos de instalação da Telemedicina. Segundo o diretor do Drac, Helison Ribeiro, “a Semusa está estudando quais unidades receberão o serviço em breve”.

SUS Digital

O processo tecnológico na saúde de Porto Velho também avança com a adesão do Programa “SUS Digital”, do Ministério da Saúde. O projeto é uma iniciativa que também oferece serviços de telemedicina, onde irá ampliar os atendimentos nas zonas urbana e rural.

A proposta já foi preenchida pela Semusa e está na fase de implantação junto ao Ministério da Saúde.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários