Realizada pela Semusa, ação para ampliação da cobertura vacinal é reconhecida nacionalmente pelo segundo ano consecutivo
Iniciativa busca contribuir com a ampliação da cobertura vacinal no Brasil
Porto Velho, RO - Pelo segundo consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho foi destaque na II Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS, iniciativa que busca contribuir com a ampliação da cobertura vacinal no Brasil. O projeto ‘Sem Fronteira: vacinação para resgate das altas coberturas vacinais’, ganhou a segunda colocação entre os trabalhos da região Norte.
Participaram da mostra mais de 300 experiências de imunização desenvolvidas em todo o país, sendo que 54 delas foram reconhecidas e premiadas, incluindo o município de Porto Velho, representado no evento, ocorrido em Brasília, pela coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.
“Apresentamos um pouco dos desafios enfrentados pelas equipes de imunização durante as ações de vacinação nas fronteiras. São grandes distâncias, pouca estrutura, indo em fazendas, escolas, comunidades, assentamentos, madeiras e mais.
Esse trabalho vem sendo realizado todos os anos nos distritos e linhas rurais de Porto Velho para garantir o bloqueio de doenças como a coqueluche, por exemplo, com casos na Bolívia e que, felizmente, não chegou ao Brasil graças a essa ação”, explica Elizeth Gomes.
Em dois anos de atividade, a ação denominada ‘Vacinação Sem Fronteira’ já imunizou quase 20 mil pessoas nas fronteiras de Porto Velho. A iniciativa é organizada pelo Governo do Estado, através da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), com execução dos municípios rondonienses.
Participaram da mostra mais de 300 experiências de imunização desenvolvidas em todo o país
Em 2023, a experiência denominada “Vacina itinerante: sala móvel e a busca pelas altas coberturas vacinais” foi premiada como a melhor experiência de Rondônia na I Oficina Nacional ImunizaSUS. Na ocasião, o trabalho também foi apresentado pela coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.
“Além do reconhecimento nacional desse trabalho, é importante dar visibilidade e apresentar o serviço realizado em Porto Velho para o restante do país. Fico muito honrada em receber novamente esse reconhecimento. É enriquecedora essa troca de conhecimento, levar nossa experiência para o restante do Brasil e trazer novas ideias.
Não tem preço esse prêmio. Resultado de uma equipe unida num único propósito que é garantir a proteção e a saúde das pessoas, não importa as dificuldades, que são muitas, incluindo as distâncias. Só quem ama a imunização consegue trabalhar e entender as dificuldades”, comenta a coordenadora.
Elizeth Gomes ainda ressalta ainda a importância do apoio da gestão para o sucesso das ações propostas. Para a secretária da Semusa, Eliana Pasini, “tudo na saúde pública é prioridade, mas a imunização é o principal fator na prevenção de doenças. Ver esse trabalho reconhecido entre os trezentos apresentado é sinal de que estamos no caminho certo”.
A Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS é uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em parceria com o Ministério da Saúde, e acontece anualmente.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários